Bem-vindo ao site oficial do FootGolf em Portugal!
 

FAQ

Dúvidas frequentes

  • +Quem inventou o FootGolf e quando?
    O FootGolf tem estado presente, de uma forma ou outra, há já alguns anos e quase toda a gente participou da sua invenção, de alguma maneira. Há cerca de 30 países onde é jogado, com níveis e regras diferentes. Quase uma dúzia de países (o número começou a aumentar em 2011) praticam o jogo adotado originalmente pela Holanda, em 2009, e são membros da FIFG, considerando-o uma modalidade desportiva como as outras. O que faz do FootGolf um jogo distinto é o facto de ser jogado num campo de golfe e não num campo qualquer. Além disso, a maioria dos jogadores de FootGolf esperam que se torne uma modalidade olímpica nas próximas décadas.
  • +Onde se pode jogar? E quando?
    Em Portugal, a ADPFG utiliza somente campos de golfe e respeita escrupulosamente os regulamentos da FIFG. A partir de 2013, a ADPFG vai contactar os numerosos clubes de golfe do País no intuito de promover o desporto um pouco por todo o lado. Pode entrar em contacto com a nossa associação em qualquer altura caso tenha interesse em jogar FootGolf ou levar a modalidade até à sua região.
  • +Qual a indumentária do FootGolf? Tenho de usá-la sempre que jogo?
    A indumentária é, basicamente, o equipamento de um golfista, sem os sapatos com pitões. Habitualmente, um boné ou uma pala, uma camisola de polo (com gola), calças, bermudas ou calções de golfe, as tradicionais meias de losangos até ao joelho e sapatilhas de futebol. Este estilo não é obrigatório em todas as ocasiões, mas sim em torneios ou eventos oficiais da ADPFG. Noutras competições, o vestuário é uma premissa dos organizadores. É de notar que quase todos os clubes de golfe têm um código de vestuário e a mesma prática vai ser implementada nos campos de FootGolf.

  • +A ADPFG permite obstáculos artificiais no percurso?
    Não. Há diferentes formas de jogar FootGolf em vários países com obstáculos feitos pelo Homem nos percursos. Sob as regras da FIFG, o FootGolf não se joga com quaisquer obstáculos artificiais.

  • +Posso tornar-me membro ou sócio da ADPFG?
    Sim. Pode tornar-se membro da ADPFG. Com o estatuto de associado, tem prioridade de reserva nos torneios oficiais da ADPFG, notícias e publicações periódicas e outras coisas. Descubra mais vantagens na nossa página de sócios.
  • +Footgolf ou Futegolf ?
    Ambos são possíveis, mas preferimos “Footgolf” por razões de internacionalização. Contudo, esteja à vontade para usar FuteGolfe quando estiver a falar do seu novo desporto favorito.