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Regras Básicas

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Todos os jogadores devem manter uma postura disciplinada, exibindo sempre cortesia e desportivismo, independentemente do seu grau de competitividade. Este é o espírito do FootGolf. As regras baseiam-se nas do golfe, mas com características próprias:

A
Caracteristicas gerais
  • Indumentária apropriada
  • Cuidado com o estado do campo: restauro dos “bunkers” e manutenção de um ritmo de jogo estável
  • Manutenção da distância para o grupo da frente. Em caso de atraso, permitir a ultrapassagem ao grupo que vem atrás.
  • Não perturbar ou distrair: telemóveis no modo silencioso, falar em tom baixo, entre outras coisas.
  • Garantir que a bola está marcada para ser identificável.
  • Obter um cartão de jogo, junto da organização, e ir cruzando-o com o de um adversário.
  • Não pedir conselhos ou dicas.
  • Não dar chutos de teste, enquanto se está a jogar a uma buraliza.
  • A bola tem de ser rematada num só gesto contínuo com qualquer parte do pé.
  • Não é permitido empurrar, pisar, arrastar ou tocar na bola de outra forma.
  • Não interferir com a trajetória da bola, parando-a ou evitando obstáculos, como os de água, por exemplo.
  • Esperar que a bola fique completamente imóvel até executar o chuto seguinte
B
Chuta de saída

Jogar atrás da linha do “tee”, até dois metros para trás, no máximo. A ordem de jogo o primeiro ghole é definida por sorteio. Nas seguintes, o jogador com melhor pontuação, ou seja, com menos chutos, é o primeiro a bater a bola, depois o segundo, etc…

C
Enquanto se joga a uma buraliza:
  • Chutar a bola tal como ela ficou. Não é permitido tocar-lhe ou reposicioná-la.

Exceção: Pode-se levantar a bola ou deslocá-la só quando ela possa vir a ajudar ou a interferir na jogada de outro praticante. Em caso de combinação para não levantar uma bola que possa ajudar outro jogador, ambos os praticantes podem vir a ser desqualificados.

Exemplo: Não mexer numa bola perto de um ghole para fazer de “travão” para outra que venha com demasiada velocidade.

  • O jogador mais afastado do ghole é o primeiro a chutar.
  • Não chutar se houver a possibilidade de interferir com uma jogada de outro grupo.
  • Se uma bola for movida, ressaltar ou parar por causa de outra bola, o jogador tem de jogar a sua bola tal como ficou e reposicionar a outra.
  • Não há penalizações a não ser que ambas as bolas estejam no “putting green”. Nesse caso, o jogador que acertar noutra bola incorre numa penalização de dois chutos.
  • Um jogador não deve jogar enquanto outra bola ainda está em movimento. Se duas bolas chocarem, não há penalização, a não ser que ambas estejam já no “green”. O jogador mais perto do ghole é penalizado com dois chutos por jogar fora da sua vez. Ambos têm de reposicionar as bolas e jogar novamente no “green”.
D
Obstáculos

Os resíduos móveis (ramos, folhas, pedras e outros objetos…) podem ser retirados. Se a bola se mexer, o jogador é penalizado com um chuto.

Os obstáculos artificiais (ferramentas de jardinagem, caixotes de lixo…) podem ser mexidos sem qualquer penalização. Se a trajetória da bola for alterada, ela pode ser reposicionada sem penalização. Exemplo: uma bola que ficou encostada a uma pá.

Obstáculos imóveis: pode-se levantar e deixar cair a bola sem penalização, mas sem a aproximar do ghole. Exemplo: encostada aos postes de um sinal ou cartaz, a um aspersor de rega ou debaixo de um carro…

E
Incidentes

A bola ficou num obstáculo de água (estacas amarelas), num obstáculo de água lateral (estacas encarnadas) ou num “bunker”:

Solução: Se a bola estiver na areia, pode ser jogada tal como está sem penalizações. Não tocar na areia ou resíduos móveis. Restaurar o “bunker” para ficar tal como estava antes da jogada.

  • Reposicionar e jogar do local onde foi dado o último chuto ou
  • Reposicionar e jogar atrás do obstáculo de água, numa linha reta em relação à o ghole e ao sítio onde a bola caiu à água, sem limite de distância.
  • No caso dos obstáculos laterais (estacas encarnadas), reposicionar a bola num espaço de dois metros, desde que não seja mais perto do ghole.

Bola Perdida ou Fora do Campo: Jogar outra bola do local onde foi dado o último chuto, com a penalização de um chuto.

Bola impraticável: O próprio jogador é o único que pode declarar a sua bola como impraticável (Exemplo: quando vê a sua bola no meio de arbustos ou na copa de uma árvore)

  • Jogar a bola do local onde foi dado o último chuto
  • Reposicionar a bola atrás do ponto onde a outra bola ficou, em linha reta face à bandeira ou reposicionar a bola num espaço de dois metros a partir do local onde a outra ficou, desde que não seja mais perto do ghole. Todas as opções implicam a penalização de um chuto.
F
No “Green”

Só os jogadores podem pisar o “green”, levantar e recolher a bola. Quando outro está a jogar, não devem estar perto ou diretamente atrás da bola ou do ghole, para verem a inclinação do “green”, por exemplo.

Atingir uma buraliza, i.e., introduzir a bola mesmo que a distância seja mínima. Não há “ball given” em torneios por pontuação.

Entre atingir a buraliza e começar a jogar a outra:

Registar e verificar a pontuação na buraliza anterior.

G
Acabar de jogar

Verificar a pontuação em cada ghole, assinar e devolver o cartão o mais rápido possível à organização.

Perante qualquer dúvida sobre uma jogada, deixar a bola como está ou contactar um juiz-árbitro.

Qualquer decisão não prevista nas regras será tomada tendo em conta o princípio da equidade.

 Faça o “download” complete do Livro de Regras da FIFG (oficial)